quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O EQUILÍBRIO DAS TROCAS
O equilíbrio do universo é regido por relações de trocas. Isso acontece nas órbitas dos planetas, no movimento das estrelas, no trabalho das formigas, no equilíbrio da cadeia alimentar dos animais e nos relacionamentos humanos, sejam pessoais, amorosos, profissionais, familiares.
Mesmo nos amores mais desinteressados, existem trocas envolvidas. Damos o que temos e recebemos o que o outro possui, tanto para o melhor, quanto para o pior. Sendo a troca uma lei universal, damos todo o tempo, mas a volta é certeza absoluta. É portanto, hora de deixar de reclamar pelo que temos recebido e começarmos a perceber no que temos dado, inclusive escolher melhor com quem estamos trocando. Se o universo é troca e estamos dando nosso melhor pra quem só tem o pior, vamos receber o que o outro tem pra dar, mesmo que, a nosso ver, essa troca não esteja sendo “justa”.
Não é verdade que os opostos se atraem como diziam nossos avós. Nessa lei, são os semelhantes que se atraem, pois essa troca tende a ser justa (por mais que nosso orgulho diga que demos mais que recebemos). Um oposto pode ser bem instigante no início de um relacionamento, mas com certeza vai trazer dissabores no futuro, pela diferença na qualidade da troca energética que está sendo praticada.
Vamos estar atentos à nossa carência, nosso medo da solidão que nos impele a nos relacionarmos com alguém sem nem ao menos observarmos melhor o que ele ou ela tem a nos oferecer em troca, ou mesmo prestarmos atenção ao que estamos dispostos a doar pra não vivermos reclamando no futuro da ingratidão dessa pessoa a quem nos doamos e recebemos mentiras e traições.
Confiemos no universo que vai colocar no nosso caminho, indivíduos com energias semelhantes para que assim, possamos atuar de acordo com essa lei de equilíbrio e deixarmos de sofrer tanto por trocas que deveriam ser tão simples quanto o universo ao qual pertencemos.

Um comentário:

Elaine Gaidukas disse...

Na minha humilde insignificancia visto tão nobre conteúdo, gostaria de acrescentar ao texto que não só os opostos que causam alguns dissabores futuros, mas também a família e o modo em que fomos criados. Dá uma diferença gritante. Aí que tem que se valer do Amor e da paciência para, não mudar o outro, mas fazer com que abos se adequem um ao outro.