terça-feira, 23 de setembro de 2008

Presente das minhas filhotas:

"É uma menina, Nei"!!!
"Ainda bem por que se fosse homem eu afogava..."
Ela nasceu, apareceu. E já sorria como quem não tem vergolha disso.
Chorou pelos muitos olhos e bracinhos arrancados a sangue frio de suas bonecas. Cresceu e...
"A Rosane ficou mocinhaaa!"... é... mais um menos isso...
Aventurou-se: "Como assim projeto Rondon? A Rosane se metendo com aqueles notistas?"
Pois é: jovem, sem medo, aprendendo a ensinar e aprendendo com os outros.
Chorou depois de muitos: "ô Rosane você quer ser freira? Não senhor, quero me casar."
Sonhou, amor, casamento, duas meninas lindas... e aconteceu.
Desfilou como rainha durante os dois períodos de nove meses (ou 10, 11...)
"Vai ser macho do saco roxo!", humm não foi dessa vez, Seu Nilton. E nem da próxima.
Ela já sabia disso ao comprar o enxoval todo cor de rosa, só de sentir que estava grávida (e ainda bem que estava certa quanto a isso)
Desta vez nasceu sua cópia: a criança sorridente e serena, pra compensar as noites em claro passadas com sua pequena capeta dos olhos azuis.
"xu xu xu, xá xá xá". Aproveitou cada momento das crianças, revezando entre ser mãe e voltar a ser criança outra vez. Difícil saber qual das três se divertiu mais.
E "meninas, não façam para o outro aquilo que não quer que o outro faça pra você" passou a ser o mantra de toda noite.
Preocupou-se com a amizade entre suas duas filhas e em ser a melhor amiga delas.
Amava tanto as crianças que abriu sua própria creche: "Nascer do Sol". Mais um sonho realizado e inúmeras experiências acumuladas. Só ela sabe...
Amou (acima de quase tudo) cada pedaço dessas praias, de Santos à Fortaleza, mas sempre soube qual o seu canto no mundo: a ilha que pra ela é o topo do mundo. E uma oração ela sempre faz em todas as manhãs que pode estar ali, no seu lugar sagrado.
Sofreu: "até quando você vai aguentar isso, mãe?"
Aprendeu, cresceu, mudou e se mudou. Não para onde seu coração queria, mas para onde a vida e suas filhas quiseram.
Buscou na música uma vida e encontrou: "Realize seu sonho! aprenda violão popular com Rosane! 3227.4395 (qual era o número mesmo?)"
Ensinou, tocou e encantou. Se dedicou muito, mesmo que alguns preferissem não reconhecer como tal. Mas ainda assim persistia. Feliz, mas sentindo-se incompleta, procurando sua verdadeira vocação.
Sorocaba não foi das mais receptivas, é verdade. Mas ainda assim conquistou seu espaço. "Acho que a piscina era pra ficar um pouquinho maior, né?" mas era finlamente sua: a sua banheira, sua piscina, sua cozinha espaçosa como nunca (e com janela na frente da pia!). A sua casa, de portas abertas a todos os amigos (com visitas controladas aos sábados de Star Trek, é claro).
Se ainda não encontrou um só amor para a vida inteira, conquistou vários: Eliane, Ruth, Celinha, Filó, Anna, Tininha... sem contar com aqueles que nem sequer sabe o nome.
"Obrigada, D. Rosane!". "Mas não fui eu, foi a espiritualidade..."
São inúmeros os que foram marcados por um de seus sorrisos, uma palavra de amor ou uma piadinha que melhorou aquele dia interminável de trabalho (os porteiros do condomínio podem explicar isso melhor...)
Quase meio século de vida e a vontade de constantemente aprender não se saciou tão fácil: "Psicologia trans-o-que?"
Foi duro, mas chegou o diploma. Assim como algumas conversas que ninguém estava acostumado: "Mas gente, tem tudo a ver com o ego interior, o estado de consciência, a auto-estima! Não é óbvio?" "ok, mãe, claro que é..."
Voltou às raízes quando muitos nem se lembravam do que foi um dia morar com seus pais. Não hesitou, nem hesita em abrir mão de suas regalias para ajudar na necessidade do próximo. o mantra de toda noite, se valeu pra ela também.
As "crianças" também saíram de casa, afinal. E que síndrome de ninho vazio? É volei, é aula, é consulta, é centro, é caminhada, leva em médico, pega em médico, paga conta, viajar...
Ah, viajar! Mas será possível que a alguns meses de fechar os 50, a vida ainda arranja umas boas surpresas por aí? New York, o sonho Sex and the city! Miami, Disney! reencontrando amores para a vida toda e ainda com a chance de passar sua palavra de amor para outro canto do mundo.
É mãe, acho que a vida não saiu exatamente como você esperava, ou tentava prever. Mas até que ela te rendeu "algumas" boas histórias pra contar, não? A gente vê a nossa própria história de forma que nos soa melhor e é assim que a gente vê a sua: muita experiência, muita luta e muita alegria que com certeza você teve, fez e mereceu.
E se até os 50 foi assim, imagine o que mais 50 podem estar guardando pra vc? Um grande amor, uma cassa em Santos, muitos netinhos... e nem é muito por carma ou toda essa lógica de merecimento não, viu? É por que o mundo precisa de pessoas como você, mãe. Nós precisamos de você. Assim, com esse amor incondicional "a vida e com toda essa vontade de espalhá-lo por onde passar, inclusive em cada um de nós.
E pode ter certeza que, da gente, invariavelmente, esse amor você vai receber de volta. SEMPRE.

Parabéns, mãe! Que venham mais 50 e muito mais boas surpresas para sua vida!
Nunca deixe de sonhar e de ser a pessoa linda (por dentro e por fora) que vc é.
Te amamos muito!
Anelise e Grazielle
22.09.2008

2 comentários:

Grazi. disse...

fala serio, presente melhor que esse só um box com todas as temporadas de sex and the city.
ou nao. ;p
hahahha

Unknown disse...

AMIGA PARABENS SEU BLOG É MUITO LINDO AMEI...LIAS V É MUITO AMADA..E COMO MUITAS PESSOAS PASSAM PELA NOSSAS VIDAS,, SIM ..ALGUMAS FICAM AQUI GUARDADAS P/ TODO O SEMPRE . E VC FLOR É UMA DESAS LINDAS PESSOAS..
ENTROU EM NOSSAS VIDAS, ENSINOU, APRENDEMOS E LOGO VEIO O RESULTADO A CONQUISTA DE UMA AMIZADE INFINITA..OBRIGADA POR EXISTIR..BJOSSS